Yogi Swatmarama escreveu o Hatha Yoga Pradipika (Luz e força do Yoga) em meados do século 14.
Outra tradução para Pradipika é "Auto Iluminação". Em seu trabalho Swatmarama cobre todos os diferentes desafios físicos e mentais que todos nós encontramos no caminho do Hatha Yoga. Ele venerou, estudou e foi o primeiro yogi a traduzir as pesquisas de Hatha Yoga de Matsyenranath e Gorakhnath em sânscrito.
Swatmarama formalizou o Hatha Yoga
Swatmarama aprendeu, praticou e deu forma aos ensinamentos deixados por Matsyendranath e Gorakhnath. Esses ensinamentos foram escritos em poemas e prosa em língua local, que, provavelmente, era Hindi ou Panjabi. Swatmarama traduziu esses ensinamentos em sânscrito, a língua sagrada da Índia, ao mesmo tempo imortalizando o Hatha Yoga. Ele também expandiu os ensinamentos de técnicas de Asana, Pranayama e shatkarma (purificação das nadis).
Swatmarama substitui yamas de Patanjali
Swatmarama, em sua interpretação de Hatha Yoga eliminou os Yamas (código moral), que são os princípios fundamentais do budismo, jainismo e de Patanjali Ashtanga Yoga. Estes cinco Yamas: não prejudicar (ahimsa), veracidade (satya), não roubar (asteya), castidade (bramacarya) e não a ganância (aparigraha) foram substituídos por um novo conjunto de yamas chamado "Yamas dos Siddhas": calma da mente e corpo, o domínio dos sentidos, o conhecimento da dieta (alimentação), o domínio do frio e o estudo do sono.
Porque será que apenas poucas pessoas sabem disso?
Fonte:
Hatha Yoga Pradipika
e facebook pessoal de Tony Sanchez (http://tonysanchezyoga.com/)
Parabéns, querida prof: Erica...vc tem sido um grande exemplo de disciplina, amizade e amor fraternal...!!! Amamos voce...Namastê....<3
ResponderExcluir